O desafio de escrever um livro que documentasse a história da Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN), na visão de quem a viveu desde a sua origem no país, foi a missão proposta pela Associação dos Produtores e Importantes de Inoculantes (ANPII) a um dos poucos profissionais que participaram dos procedimentos técnicos, da elaboração de eventos e acompanhamento dos estudos científicos, passando pela criação da legislação que se encontra vigente hoje. Atuando como consultor de empresas produtoras de insumos para agricultura, Solon Cordeiro de Araujo aceitou o desafio ao lançar em 2018 a obra “Caminhos, Escolhas e Conquistas”.

“Optei por fazer um misto de história da minha vida profissional ligando-a à história dos inoculantes no Brasil. Um primeiro capítulo mais técnico, para situar os que não convivem com o tema e depois um desfile de meus passos profissionais e dos acontecimentos que permearam as diversas fases da FBN, quem esteve envolvido, com quem eu convivi e convivo, com quem eu trabalhei e trabalho, com quem eu aprendi e continuo aprendendo”, resume Solon.

Editado pela Newslink Comunicação e de realização da ANPII, “Caminhos, Escolhas e Conquistas”, está dividido em 12 capítulos distribuídos em 144 páginas repletas de fotos históricas que permeiam os relatos década por década. O prefácio foi escrito pelo pesquisador aposentado da Embrapa Avílio Antonio Franco e a apresentação pelo presidente da ANPII José Roberto de Castro, que analisa: “O engenheiro-agrônomo Solon Cordeiro de Araujo, defensor incansável das boas práticas no manejo agrícola, é um dos pioneiros do setor de inoculantes no Brasil. Com seu espírito de promover o bem coletivo, é um verdadeiro embaixador da causa da fixação biológica de nitrogênio, transitando sempre com total desenvoltura pela indústria, pelos centros de pesquisa e pelas instituições de ensino”.

Para adquirir exemplares do livro, acesse o site ANPII no link abaixo: